terça-feira, 27 de setembro de 2016

TDAH: O que faz uma criança carinhosa ser tão agressiva às vezes?




Algumas vezes você já se perguntou: Por que o meu filho um valentão com outras crianças? Por que eu estou constantemente dizendo: "Mantenha suas mãos para si mesmo!, Ou, "Não bata no seu irmão, ele não é seu saco de pancadas!"?

Segundo o Dr. Barkley, cientista clínico e pesquisador no campo do TDAH, é devido a um particularidade do portador de TDAH: à desregulação emocional, que se refere aos déficits na inibição e regulação das emoções.

Esta faceta do TDAH também contribui para a propensão para desenvolver o Transtorno Desafiador de Oposição - TDO. 

A auto-regulação emocional é a capacidade de gerir o seu comportamento em relação aos eventos que acontecem em sua vida. 

Outro especialista neste campo, Dr. Naomi Steiner, afirma que os indivíduos com TDAH têm um problema com habilidades de funcionamento executivo, dos quais a auto-regulação emocional é um componente chave. Isto, junto com a falta de vontade, diz Steiner, contribui para as "ampliações" e explosões dos indivíduos com diagnóstico de TDAH. 

Por que não podemos ser amigos?


Crianças com TDAH são muitas vezes isoladas por seu comportamento agressivo. Elas perdem de ter um melhor amigo e dizer à elas seus segredos mais profundos. Elas deixam de ser convidadas para festas e confraternizações. 

O comportamento agressivo diminui as oportunidades para a prática de habilidades sociais, podendo levar a um comportamento negativo, como o bullying. Mas nem sempre é evidente para a criança que estes comportamentos são negativos, para ter tempo para discutir quais comportamentos são adequados e o porquê?

Você pode desenvolver em casa várias atividades para mostrar a seu filho quais são os comportamentos que necessitam mudança. Você pode imitá-lo e pedir para que ele explique o que está errado com o seu comportamento e como ele se sente quando submetido a este comportamento disfuncional.

Por que você não pode manter suas mãos para si mesmo?


Os pais de crianças com TDAH se preocupam com seu filho sendo intimidado na escola. Mas algumas crianças com TDAH são valentes.

De acordo com um estudo recente, uma criança com TDAH é três vezes mais propenso a intimidar outras crianças do que uma criança sem a condição. Muitas vezes os pais nem sequer vêem a intimidação pois acontece fora de casa.

Se você é informado que este é o caso com o seu filho, é importante manter a calma. Não acuse o seu filho, mas sim tenha uma conversa. Por exemplo: "Esse foi o seu professor no telefone, e ele disse que foram vistos empurrando Pedro no parque Infantil. Qual é o seu lado da história?

Não se surpreenda se a criança não admite nada e não mostra remorso. É frequentemente o caso que eles simplesmente não entendem que não havia nada de errado com esse comportamento. As crianças também, muitas vezes, temem consequências se elas admitem a algo que de repente elas percebem como uma falha e o que vai acontecer se eles estão sendo acusados. 

Muitas vezes uma boa estratégia para chegar à verdade da questão é que, mais uma vez, manter a calma o ajudará a resolver o problema da melhor maneira possível. 

Se a criança sente segurança nos pais, essa atitude aumentará a probabilidade dela se abrir e de vocês obterem a verdade dos fatos. 

Depois ensine ao seu filho o comportamento empático (de se colocar no lugar do outro) para ajudá-lo a entender que o que ele fez foi errado. Este é o tipo de estratégia de intervenção sugerida por Robert Sege, Professor de pediatria na Tufts University School of Medicine. Ele vai pensar duas vezes antes que ele faça isso novamente.

Não bater no amigo!


Não é fácil manter a calma quando seu filho portador de TDAH acaba de bater novamente no amigo. Mas a próxima vez que seu filho atacar tente discipliná-lo lhe mostrando qual é o comportamento apropriado.

Falar com calma, mas com firmeza, ao invés de gritar (ou surrar). Tente a empatia e não a simpatia. Deixe o seu filho saber que você entende como é difícil controlar a agressão. 

Quando ele se acalmar tente dizer algo como: "Você parecia estar com raiva porque seu amigo ganhou o jogo" ou "Eu sei que você fica com raiva quando as outras crianças te provocam, mas bater só vai prejudicar as suas amizades". Ouça atentamente o que a criança tem a dizer para você poder prestar maior apoio. Peça sugestões. 

Dizer coisas como: "Pare, você está me incomodando" pode não fazer sentido. Em situações emocionalmente carregadas, crianças com TDAH têm dificuldade em lembrar frases como essa. Em vez disso, pergunte ao seu filho o que ele acha que pode fazer para controlar a agressividade.



Fonte:
Original: http://www.playattention.com/adhd_aggression_social
Dr. Barkley: http://www.ptscoaching.com/articles/does-adhd-have-to-lead-to-oppositional-defiant-disorder/
Dr. Naomi Steiner: http://www.additudemag.com/RCLP/sub/11451.html
Play Attention Cognitive Games: http://www.playattention.com/play-attention-cognitive-games/
Play Attention Improved Behavior/Social Skills: http://www.playattention.com/solution/behavior/
Bullying, Anger, and Other Social Issues for Children with ADHD:http://www.healthline.com/health/adhd/bullying-anger-social-issues#1–ADDitude: http://www.additudemag.com/adhd/article/763-2.html
Role Playing: http://www.education.com/reference/article/role-playing-behavior-management/
–Play Attention: http://www.playattention.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...