quarta-feira, 7 de setembro de 2016

TDAH é preciso aprender a usar esse dom

Resultado de imagem para famosos tdah

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é responsável pela enorme frustração que pais e seus filhos portadores desse distúrbio experimentam a cada dia.  Crianças, adolescentes e adultos hoje diagnosticados com TDAH são freqüentemente rotulados de "problemáticos", "desmotivados", "avoados", "malcriados", "indisciplinados", "irresponsáveis" ou, até mesmo, "pouco inteligentes".  

Garanto que ninguém associa os adjetivos "criativo, trabalhador, energético, caloroso, inventivo, leal, sensível, confiante, divertido, observador, prático" às pessoas que têm Déficit de Atenção/Hiperatividade.   Estes, sim, descrevem muito melhor essas pessoas.
Preste atenção nesta  lista: "falta de atenção,  tédio, baixa tolerância, intensidade de comportamento que leva a conflitos com autoridades, alto nível de atividade, questionamento das regras."  

Mais adjetivos para os portadores de TDAH?  Não.  Estas atitudes estão associadas a superdotados… Vamos pensar por um minuto em Thomas Edison, que inventou a lâmpada; Benjamin Franklin, que descobriu a eletricidade;  em Magic Johnson, que tanto fez pelo basquete; em Ziraldo e seu Menino Maluquinho...  Quem não ri com as piadas de Whoopi Goldberg e Robin Williams?  E a maravilhosa música de Mozart e Beethoven?  O que é que todas essas pessoas têm em comum?  TDAH!! 

Resultado de imagem para famosos tdah

Hoje, sabemos que o TDAH é um distúrbio neurológico sério mas tratável, embora de difícil diagnóstico e acompanhamento, devido à necessidade de um trabalho multidisciplinar contínuo. É possível afirmar  que as pessoas portadoras de TDAH, apesar das dificuldades decorrentes da condição, podem aprender a tirar o melhor partido das suas características e a realizar todo seu potencial. 

O TDAH pode ser considerado um dom, um sentido extra que seus portadores têm para as coisas, uma maneira de chegar imediatamente ao âmago das situações enquanto os outros só chegam lá de maneira racional e metódica.

É preciso  aprender a usar corretamente esse talento oculto.  Do contrário, adota-se um modelo destrutivo de viver.  Com a ajuda de pais e amigos, professores e terapeutas, os portadores de TDAH podem aprender a usar  seu dom de maneira efetiva.  De repente, as coisas ficam mais claras, e eles podem começar a se beneficiar de um talento ainda não aproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...