terça-feira, 27 de setembro de 2016

ATIVIDADES PARA OS PAIS TRABALHAREM COM A CRIANÇA PORTADORA DE TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO



 

É comum encontrarmos, na literatura, diversos profissionais dizendo que a avaliação e o desenvolvimento de um trabalho com o portador de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) deve ser feita por uma equipe multiprofissional (pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psiquiátra e/ou neuropediatra e psicólogos). Sim, esta informação está correta, porém não podemos esquecer das pessoas mais importantes em todo esse processo: Os PAIS e/ou CUIDADORES dessa criança.
 
Durante todo o processo de avaliação da criança devemos estar em constante contato com os pais tanto para realizar um processo lento e cuidadoso de entrevista de anamnese quanto para esclarecer dúvidas que surgem durante o processo de avaliação.
 
Encerrado o processo avaliativo, multiprofissional, chega o momento da devolutiva aos pais e a indicação de quais acompanhamentos serão necessários para auxiliar no desenvolvimento dessa criança.
 
Os pais, continuam sendo de fundamental importância na continuidade desse processo, já que, o trabalho continua sendo em conjunto: PROFISSIONAIS E PAIS.
 
Por isso, nessa fase de acompanhamento psicológico, eu procuro passar para os pais uma lista de atividades para eles fazerem juntamente com a criança. Nessa lista, eu procuro concentrar a indicação de alguns JOGOS:
  1. Jogo da memória;
  2. Quebra-cabeça (aumentando sempre o nível de dificuldade para a criança);
  3. Xadrez;
  4. Dama;
  5. Lince;
  6. Cara a Cara ou Quem é você? 
  7. Tapa certo.
  8.  
    De acordo com Zatz et al. (2006), “os jogos de sociedade, ou jogos de tabuleiro, estimulam o
    raciocínio, a linguagem, a coordenação motora, a imaginação, a criatividade, a concentração e
    a socialização” e, ainda, continuam sendo uma ótima atividade para ser realizada em família.
     
    (PERISSINI, ALM)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...