quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Atividades lúdicas (brincadeiras) para estimular a concentração das crianças com TDAH

Todas as crianças são estimuladas a todo tempo, em especial aquelas que têm TDAH. Atualmente vivemos em um mundo onde as informações são rápidas e que várias coisas acontecem ao mesmo tempo, a criança convive com isso desde que nasce, é muito estimulada e impressionada a todo o momento. É no brincar que toda criança percebe suas possibilidades corpóreas, explora o mundo ao seu redor e estabelece relações com ele. Nem sempre a criança  está pronta para receber explicações teóricas, porém, brincando também aprende.
Deste modo é essencial que a criança que tem TDAH direcione esses sentimentos a uma atividade que diminua sua agitação e a concentre. Saiba quais são as atividades lúdicas (brincadeiras) mais recomendadas por especialistas para estimular a criatividade e o foco das crianças que têm TDAH.

Atividades com eletrônicos

Resultado de imagem para jogos eletronicos
Estas atividades precisam estar na medida certa, porém são eficazes porque chamam muito a atenção das crianças, principalmente daquelas que apresentam TDAH. A enorme rapidez das novas tecnologias de entretenimento como internet, videogame e televisão – é também uma das maiores responsáveis por esse “super estímulo” nas crianças.
O cérebro da criança que fica imersa em atividades muito rápidas começa a funcionar em um ritmo também acelerado. A criança pode usar esta ferramenta, porém com moderação.

Brincar de amarelinha

TDAH
Atividade lúdica excelente e que não exige materiais caros ou nenhum tipo de tecnologia avançada, essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço ou situação. A amarelinha é uma brincadeira que auxilia a criança na coordenação motora, na socialização, no desenvolvimento de tolerância à frustração e no contato com limites e regras.

Jogos de tabuleiro

TDAH
Os Jogos que envolvem estratégias de raciocínio dão à criança que apresenta TDAH uma forma de ter mais atenção. Contribuem para a criança não agir de maneira impulsiva, pois ela precisa se concentrar, neste caso a criança tem a oportunidade de explorar o problema proposto de forma planejada, sistemática e ordenada.
Jogos como xadrez, damas e outros, além de auxiliarem na concentração e tolerância à frustração, oferecem uma riqueza simbólica enorme, fazendo com que a criança que tem TDAH experimente como é desempenhar papéis diferentes.

Teatro

TDAH
Uma característica marcante no  comportamento das crianças que apresentam TDAH é a capacidade de imitação: gestos, postura, maneira de falar, vocabulário, enfim, elas tendem a imitar com facilidade tudo o que percebem ao seu redor, são extremamente criativas e cheias de imaginação. Quanto à fantasia, cabe aos educadores cuidarem para que se desenvolva de forma saudável, mantendo uma relação estreita com a realidade.  Deste modo pais ou educadores devem montar com a criança um teatro de fantoches, que pode ocupar uma tarde inteira e ainda estimular o que a criança tem de sobra: a criatividade. Dessa forma, as crianças que não conseguem satisfazer as suas necessidades no mundo dos adultos encontram o equilíbrio afetivo e intelectual nessas representações, que também são ótimas para ajudar na educação da mesma.

Jogos de montar

Resultado de imagem para jogos de montar
Os jogos de montar também são atividades lúdicas que estimulam a agilidade, imaginação e comunicação. As crianças com TDAH têm a oportunidade de construir, montar, desfazer e analisar. Esses jogos desenvolvem competências, atitudes e habilidades de maneira lúdica e eficiente.

Brincadeiras em equipe

Nesta atividade, deve-se envolver a criança que tem TDAH em uma equipe, esta é uma boa estratégia para estimular a criança a pensar de forma independente. Estes jogos trabalhados em grupo propiciam agilidade mental, iniciativa e curiosidade e fazem com que a criança tenha que discutir para decidir sobre regras de ganhar e perder.
Resultado de imagem para brincadeira de equipe

Jogos de mímica

Esta atividade é bastante interessante e ao mesmo tempo engraçada. A mímica é uma atividade lúdica que pode render várias horas de diversão. Os especialistas explicam que esse jogo estimula a criança a pensar em representações e fazer associações de palavras, facilitando os processos cognitivos. A questão é encontrar algo que faça sentido para a criança e, junto com isso, criar uma brincadeira, e personagens ou temáticas atuais podem ser utilizadas para a elaboração de brincadeiras e encenações.

Resultado de imagem para brincadeira de mimica

Não esqueça!

Pais e educadores o importante é lembrar sempre que o segredo para manter a concentração da criança que tem TDAH é encontrar uma atividade que seja do interesse dela, com algum tema que lhe agrade, sempre com muita interatividade e diversão. Assim, ela passará muito tempo empenhada em desenvolver a brincadeira, em vez de não se concentrar e enjoar rapidamente da atividade e desistir de jogar.



www.ganhesempremais.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque!!!!!!!!!!!

Aula criativa de matemática sobre a conversão do dólar

Um emprego em um navio de cruzeiro pode ser uma grande chance de conhecer lugares novos e ganhar um bom salário. Quanto melhor for seu ingl...