quinta-feira, 12 de maio de 2016

Modelo Plano de negócios

     

Plano de Negócio








(Logotipo da marca)










Responsáveis                                                          nº       Ano




Índice:

     
1. O Projeto






1. O Projeto

1.1 A Empresa

A (nome da empresa) ______________________tem como objetivo (descreva o objetivo da empresa) _________________________________________________________________________________________________________. Os sócios que formam a empresa são os alunos o 9ºAno do Ensino Fundamental II do Colégio Sapiens. A idéia do negócio surgiu como forma de projeto para a Mostra Cultural.

1.2.Área de Atuação
A (nome da empresa) _________________tem o propósito atuar _____________________________________________________________________________________________________________________________

1.3.Qualificação dos fundadores

Os sócios da empresa são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2 do Colégio Sapiens.

1.4. Mercado Potencial

O nosso público alvo é _______________________________________________________


1.5.O Produto

O produto que a (nome da empresa)_________________irá desenvolver é ___________________________________. Este produto é voltado para as pessoas
estejam interessadas em____________________. Devido a grande heterogeneidade das
 empresas atuantes no mercado, o nosso produto está disponível em ______versões: ____________________________________________ , para que o mesmo possa atender os perfis e necessidades de cada público.

1.6. Natureza/Descrição do empreendimento:

Individual


Limitada


Sociedade Anônima


Razão Social:
Nome Fantasia:
CGC -
Insc. Estadual
Insc. Municipal






2. Plano estratégico

2.1 Missão


Missão e objetivos estratégicos:




(A empresa deverá registrar aqui seu propósito, o motivo da sua existência. Trata-se de 
um propósito genérico, mas duradouro, que pretende vigorar por bastante tempo, ainda 
que possa ser mudado com o passar dos anos.)

2.2  – Ameaças e oportunidades:





(Vocês devem indicar nesse campo os fatores externos à empresa (existente ou a ser constituída) que possam afetar positivamente (oportunidade ) ou negativamente ( ameaças) o desempenho da empresa.)

2.3  – Pontos fortes:




(Destina-se a identificação de fatores internos ao empreendimento que representam vantagens comparativas da empresa.)

2.4 – Pontos fracos:






(Destina-se a identificação de fatores internos ao empreendimento que representam desvantagem ou carências da empresa.)







3. Perfil dos Sócios

Nome dos sócios e respectivas participações na empresa

Nome
Participação
















3.1. Áreas de competência tecnológica (áreas de conhecimento técnico que são dominadas)

Nome
Área













(Neste item deseja-se identificar as áreas de conhecimento técnico que são dominadas pelo proponente e outras pessoas envolvidas com o projeto (não é necessário que essas pessoas detenham ou venham a deter cotas de capital da empresa existente ou a ser constituída).)

3.2 Responsáveis pela gestão do empreendimento (por área).

Área

Responsável
Administração

Financeira

Produção

Tecnológica

Comercial

Outras (especificar)

(Destina-se a explicitação das pessoas que serão responsáveis pelas diversas funções da empresa existente ou a ser criada. No caso em que, para determinadas áreas, o responsável não esteja identificado, informar no campo apropriado a expressão “a identificar”. Observar que não é obrigatório que os responsáveis pelas diversas áreas, tenham participação no capital da empresa existente ou a ser constituída.)

4. Produtos e serviços.

4.1 – Descrição do produto / serviço.
(Neste campo devem ser adequadamente detalhados os produtos e/ou serviços que resultarão do projeto proposto. Observar ser importante que cada um dos produtos e/ou serviços, resultante do projeto proposto, sejam identificados e descritos com toda clareza, destacando-se suas definições de utilidade e funcionalidade.)

Descrição do produto/serviço.




4.2 – Foco do negócio.

(Este campo está destinado à explicitação dos mercados a serem explorados pela empresa existente ou a ser constituída, agregado às informações relativas aos principais clientes potenciais e ao nível de concorrência existente nos mercados mencionados.
É desejável que, quando possível, o tamanho dos mercados sejam quantificados, mesmo que de forma aproximada e, os principais concorrentes sejam identificados.)

Foco do Negócio. (Mercado potencial e concorrência)




4.3 – Diferenciais dos produtos / serviços.
(Destina-se a informações referentes às características dos produtos e/ou serviços que serão comercializados e que conferem vantagens comparativas em relação àqueles existentes no mercado.)

Diferenciais dos produtos/serviços (em relação aos disponíveis no mercado)







4.4 – Estágio atual de desenvolvimento dos produtos e/ou serviços.

(O quadro apresentado deve ser elaborado para cada produto e/ou serviços que resulte do projeto proposto, mencionando o seu estágio atual (marque um “X” na coluna “estágio atual”) e sua evolução nos períodos  de desenvolvimento (marque com um “X” no período correspondente a evolução de cada etapa).)



Estágio atual do desenvolvimento do produto/serviço*
FASE
ESTÁGIO
Estágio atual
Cronograma por semestre
1º Sem
2º Sem
3º Sem
4º Sem
5º Sem
6º Sem
01
Maturação da idéia







02
Em especificação







03
Em desenvolvimento







04
Em teste







05
Protótipo







06
Demonstração em cliente







07
Em comercialização







* Quando o projeto se referir a mais de um produto/serviço, fazer um cronograma para cada produto,  separadamente.


5. Comercialização

5.1 – Estratégias de venda e assistência técnica.




(Neste campo deve ser mencionada a estratégia de vendas a ser adotada pela empresa , destacando-se as formas de comercialização ( Exemplo: vendedores próprios, telemarketing, vendas a varejo ou atacado, e-commerce, etc.), e as formas de assistência pós venda.)

Potencial de Vendas


O produto da (NOME DA EMPRESA) possui um grande potencial de vendas junto às (nome de possíveis compradores dos seus produtos como lojas, empresas ou comércios: farmácias, mercados, etc..).



6) Plano de investimentos


Descrição

Valor

1. Estudo de mercado

2. Registro de marcas e patentes

3. Honorários

4. Registro da Empresa

5. Máquinas e Equipamentos

6. Móveis / Utensílios

7. Capital de giro

8. Outros (especificar)

9. Total



(Neste quadro devem ser mencionados os investimentos a serem realizados nos primeiros doze meses que sucederem a incubação do projeto. Assim, gastos com estudos de mercado, proteção intelectual (registro de marcas e patentes ou direitos de autor), honorários de advogados, contadores, despachantes, etc., e outros desembolsos necessários à constituição da empresa, devem ser aqui considerados. Dispêndios efetuados com a aquisição de máquinas, equipamentos, software, móveis e utensílios, devem também ser indicados neste quadro, nos campos correspondentes. Os desembolsos necessários para fazer frente aos custos que alavancam a operação da empresa, são investimentos circulantes que devem ser classificados como capital de giro.)

6.2 – Origem dos recursos (investimentos iniciais)

Valor Total

Recursos próprios (%)

Recursos de terceiros (%)

Reinvestimento (%)

R$




(Neste quadro, o valor total (1ª coluna), refere-se ao total dos investimentos iniciais, extraído da linha 9 do quadro 6.1. Nas colunas seguintes devem ser indicados (em termos percentuais) as frações de recursos provenientes dos próprios cotistas (recursos dos sócios, família, amigos), de terceiros (empréstimos bancários, financeiras e outros) e aqueles decorrentes de reinvestimentos feitos a partir de recursos gerados no próprio empreendimento, quando for o caso.)





Despesas Fixas
Descrição do Custo Fixo
Valor
1 – Papel, caneta, tinta de impressora, material de limpeza, faxineira, etc.
         (mês) /              (ano)
2 – Manutenção de máquinas
         (mês) /              (ano)
3 – Água, luz, telefone, condomínio
         (mês) /               (ano)
4 – Salários

      1 secretária
          ( mês) /             (ano)
      2 estagiários
        (mês) /               (ano)
Total de Despesas Fixas
          (mês)               (ano)


Estimativa de Vendas


Os números abaixo correspondem à quantidade de produtos comercializados pela nossa empresa.
O X indica que não houve comercialização/venda no período indicado.

Ano
Produto 1
Produto 2
Produto 3
2010



2011



2012



2013



2014



2015



2016




(Indique na tabela acima a quantidade de produtos vendidos  e detalhe também que produto é esse)

6.3 Resultado Financeiro Projetado

A Seguir, temos um quadro demonstrando a receita estimada para os três anos de funcionamento da Empresa.


Ano

Produto

Volume de Vendas

Preço

Unitário(R$)

Receita Bruta

Estimada(R$)






































































  Total                                          

6.4 Projeção do Movimento da Tesouraria

Com os dados obtidos, pode-se fazer uma estimativa do fluxo de caixa ao final de 6 semestres de 2016


Especificação
Receita/Despesa
maio
junho
julho
Agosto
Set.
Out.
Dinheiro em caixa(Inicial)(R$)






Total de Vendas(R$)






Custo de Marketing(R$)






Entradas(R$)






Saídas(R$)






Saldo do Semestre(R$)






Dinheiro em caixa(Final)(R$)








6,5 – Considerações finais. (Texto Livre)












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